terça-feira, 1 de novembro de 2011

Centro Terapêutico Amanhecer comemora o Outubro Rosa em Santa Vitória


O mês de outubro, desde 1997, é conhecido como o mês de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. Denominado ‘Outubro Rosa’, neste período são realizadas em todo o mundo, ações de conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Em Santa Vitória, na quarta-feira (26), o Centro Terapêutico Amanhecer, em parceria com a Secretaria de Saúde, promoveu uma palestra sobre o câncer de mama, direcionada aos pacientes assistidos pela entidade, ministrada pela enfermeiSegundo a coordenadora Lúcia Helena Gonçalves Santos, a intenção da palestra foi expor a questão da prevenção como item mais importante aos pacientes e acompanhantes, para que eles procurem mais vezes os PSFs, não deixando acontecer o problema do câncer de mama, que está cada vez mais altíssimo no Brasil.

Na palestra, Maria Angélica procurou conscientizar o público presente quanto à prevenção ao câncer mama. “A mulher tem de estar sempre fazendo o auto-exame todos os meses, sempre apalpando a sua mama, para verificar se ela encontra ou não alguma anormalidade”, explicou. “Se a mulher se examina, se auto-conhece, ela passa a conhecer a si mesma e, caso ela descubra algum nódulo no começo, ela inicia então o tratamento precoce, com probabilidade de 90% de chance de cura”, pontuou.
ra Maria Angélica.Maria Angélica explicou ainda que o mesmo cuidado deve ser tomado pelo homem, sempre apalpando a sua mama para verificar se há ou não alguma anormalidade. “Embora exista numa decorrência bem menor em homens, o mesmo cuidado deve ser feito mensalmente, porque o câncer de mama pode acontecer também no homem”, concluiu.
Redação: Márcio José 'imprensa@santavitoria.mg.gov.br'

Nenhum comentário:

Postar um comentário