A Dow Chemical Company anunciou parceria com uma das maiores organizações ambientais do mundo, a TNC (The Nature Conservancy), para um trabalho inédito, que será implantado junto à Santa Vitória Açúcar e Álcool (Joint Venture entre a Dow e a Mitsui), focado em práticas ambientalistas com vista na sustentabilidade.
Nesta semana, o prefeito Dr. Antônio Celso esteve reunido com o Governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastásia, com os secretários de Estado Narcio Rodrigues (Ciência e Tecnologia) e Dorothea Wernek (Desenvolvimento Econômico) e com executivos da “Joint Venture Dow-Mitsui” e da TNC. Durante o encontro foram explanadas as perspectivas do projeto piloto, que visa beneficiar as comunidades locais e a sociedade em geral, melhorando as decisões em torno de terras agrícolas, garantindo acesso à água potável, a criação de habitats naturais, além da proteção e recuperação de florestas vitais.
Neil Hawkins, vice-presidente de Sustentabilidade e Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Dow Chemical; Pedro Suarez, presidente da Dow para a América Latina; João Campari, diretor do Programa da Mata Atlântica e Savanas Central da TNC; e Yoshinobu Watanabe, da Joint Venture Dow-Mitsui (SVAA); durante a reunião, compartilharam uma visão geral dos objetivos da colaboração, bem como suas intenções comuns para o projeto.
“O grande passo começa com a unidade de produção, onde SVAA vai construir maior operação integrada do mundo para a produção de biopolímeros feitos a partir de cana-de-açúcar renovável, incluindo o uso de resíduos de biomassa para alimentar a planta”, disse Hawkins. “Este projeto piloto oferece a oportunidade de entendermos como as operações da Dow irão impactar a natureza, e também de desenvolvermos abordagens que proporcionem soluções sustentáveis para uma variedade de desafios locais e globais”, completou.
Esta planta piloto, em particular, nos dá a oportunidade de trabalhar com SVAA nos estágios iniciais do planejamento da produção agrícola expandida e desenvolvimento local futuro”, disse Campari. “A planta está localizada no coração agrícola do Brasil, onde há menos de 6% da vegetação natural, sendo um local altamente fragmentado e desprotegido. Com parceiros estratégicos e trabalhando juntos através da ciência aplicada, podemos gerar informações para as decisões de uso da terra para a agricultura e restauração florestal a fim de aperfeiçoar a produção de cana-de-açúcar e o valor do habitat para as comunidade locais, empresários e meio ambiente”, concluiu Campari.
O prefeito Dr. Antônio Celso comemorou a parceria, destacando que Santa Vitória será referência mundial em sustentabilidade, no que tange o projeto piloto a ser implantado. “Esse modelo foi abordado, inclusive, durante a Rio+20, a conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável. Tudo isso mostra a relevância do projeto, que coloca Santa Vitória em um cenário de destaque global, aliando desenvolvimento e sustentabilidade”, pontuou Celso.
A Dow Chemical Company, em parceria com a Fundação Dow e The Nature Conservancy, lançou a colaboração em janeiro de 2011 com o objetivo de entender como as operações globais da Dow dependem da natureza e a afetam, a fim de incorporar o valor da mesma em seus objetivos de negócios, decisões e estratégias. Um dos grandes propósitos dessa colaboração é compartilhar ferramentas, resultados e lições aprendidas para que outras empresas e cientistas interessados possam testá-las e aplicá-las. A Dow Chemical Company e a Fundação Dow investiram juntas cerca de 10 milhões de dólares na colaboração ao longo dos próximos cinco anos.
A primeira planta piloto, localizada nas operações da Dow em Freeport, Texas (EUA), foi anunciada no início deste ano. Atualmente, cientistas de ambas as organizações estão analisando o abastecimento de água, qualidade do ar e proteção costeira contra tempestades.
Unidade vai produzir biopolímeros para os mercados de produtos de higiene, médicos e de embalagens
Protocolo de Intenções já se encontra finalizado,com 60% das ações já cumpridas, aguardando somente a assinatura do Município, Estado e Dow
A unidade da Dow no município de Santa Vitória é uma joint venture entre The Dow Chemical Company (E.U.A.) e Mitsui & Co. Ltd. (Japão), para a produção de biopolímeros feitos de etanol derivado de cana-de-açúcar renovável. O objetivo do empreendimento conjunto, anunciado em 2011, é oferecer soluções de produtos inovadores e sustentáveis para os mercados mundiais de produtos médicos, de higiene e de embalagens flexíveis de alta performance.
O escopo inicial - com 50% de participação na operação para cada empresa – inclui a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar como matéria prima e fonte de energia renovável, trazendo novas alternativas para a Dow com base em biomassa, substituindo, assim, os tradicionais recursos fósseis. A parceria vem ao encontro da estratégia da Dow para crescer em mercados de produtos especiais de alto valor e em economias emergentes.
Esta parceria representa a maior aposta de biopolímeros do mundo e é o maior investimento da Dow no Brasil, onde a companhia atua com sucesso há mais de 50 anos. O planejamento de engenharia e a produção de equipamentos para a nova unidade de cana-de-açúcar em etanol já começaram, com previsão de início das operações para o segundo trimestre de 2013.
A Dow e a Mitsui possuem um histórico positivo de parcerias, tendo formado também uma joint venture na Costa do Golfo dos Estados Unidos para a construção de uma unidade de cloro-álcali em escala mundial, visando a vantagem de integração dos negócios da Dow e de seus clientes.
De acordo com o prefeito de Santa Vitória, Dr. Antônio Celso, o Protocolo de Intenções, a ser assinado entre Município, Estado e Dow, já se encontra finalizado, com 60% das ações preconizadas já cumpridas. “A Administração Municipal vem dotando Santa Vitória com a infraestrutura necessária para comportar esse desenvolvimento. Conforme o que preconiza o Protocolo de Intenções, o município já cumpriu mais de 60% das ações, em áreas como o desenvolvimento social, educação, saúde, habitação e infraestrutura urbana e rural”, ressaltou Dr. Celso.
Sobre a Dow
A Dow alia a força da ciência e da tecnologia ao “Elemento Humano” para inovar com paixão o que é essencial ao progresso humano. A Companhia conecta a química e a inovação aos princípios de sustentabilidade, ajudando a obter soluções para os mais desafiadores problemas mundiais, como a necessidade de água potável, geração de energia renovável, conservação de energia e aumento da produção agrícola. O portfólio líder e diversificado da Dow nas áreas de Químicos Especiais, Materiais Avançados, Ciências Agrícolas e Plásticos oferece uma ampla variedade de soluções e produtos baseados em tecnologia para mais de 160 países e em setores de grande crescimento, como eletrônicos, água, energia, tintas e revestimentos e agricultura. Em 2011, a Dow teve vendas anuais de US$ 60 bilhões e empregou aproximadamente 52.000 funcionários em todo o mundo. Os mais de 5.000 produtos da Companhia são produzidos em 197 unidades fabris em 36 países ao redor do mundo.
Sobre SVAA
Fundada em 2011, a Santa Vitória Açúcar e Álcool Ltda (SVAA) é uma joint venture entre a The Dow Chemical Company e a Mitsui & Co. Ltd. A empresa é produtora de cana de açúcar e etanol derivado de cana de açúcar, utilizando tecnologia de ponta da agricultura mecanizada.
Sobre a The Nature Conservancy
The Nature Conservancy é uma organização líder em conservação ambiental. Atua em todo o mundo para proteger ecologicamente terras e águas essenciais para a natureza e as pessoas. Até hoje, a The Nature Conservancy e seus mais de um milhão de membros foram responsáveis pela proteção de mais 48 milhões de hectares de terra e mais de 8.000 Km de rio em todo o mundo.
Resultado da ação de Narcio e Zé Maia
O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, que há alguns anos vem trabalhando, juntamente com o Deputado Zé Maia, para a implantação da Dow Chemical no Triângulo Mineiro, ressaltou que o mundo inteiro está voltando os olhos para o Brasil, com a Rio+20, exatamente no momento em que Minas Gerais dá exemplo ao atrair essa cooperação entre a Dow Chemical e a ONG The Nature Conservancy.
Ele considera essa união fundamental. Já que o desenvolvimento sustentável deve estar presente em todos os projetos industriais nos dias de hoje. Em relação ao projeto de implantação do complexo da Dow Chemical em Santa Vitória, Narcio disse que é “o primeiro projeto alcoolquímico integrado do mundo, que vai permitir a produção ambientalmente sustentável de alta performance e com baixa emissão de carbono”, concluiu Narcio.
O Deputado Estadual Zé Maia, também comemora e fala sobre a implantação do empreendimento em Santa Vitória. “A parceria entre a Dow Chemical Company e a The Nature Conservancy, com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Santa Vitória, visando a produção de etanol e de plástico à base de cana de açúcar, além de gerar cerca de 2,6 mil empregos no município, a garantia da qualidade de vida da população e o desenvolvimento de Santa Vitória, demonstra também a grande preocupação dos grupos com a preservação do meio ambiente”, ressalta Maia. “O projeto desenvolvido entre a Dow e a TNC vai possibilitar que a usina, que está em fase de implantação, sirva também de laboratório para que os cientistas dos grupos pesquisem os impactos da produção na natureza ao mesmo tempo que avaliam como o meio ambiente pode ser usado para o desenvolvimento dos negócios de maneira sustentável. É um projeto inovador e grandioso que colocará Santa Vitória no cenário internacional, por unir sustentabilidade e qualidade de produção”, destaca.
“Me sinto muito honrado em poder participar da implementação desse projeto, juntamente com o Secretário Narcio Rodrigues e o grande prefeito Antônio Celso, que não poupou esforços para a realização dessa grande conquista para Santa Vitória, que servirá de modelo para o mundo”, conclui Zé Maia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário