domingo, 29 de janeiro de 2012

Erci Rodovalho participou de posse da AMVAP


Sexta feira (27) aconteceu na cidade de Araporã a solenidade de posse do prefeito Valdir Inácio Ferreira na presidência da AMVAP (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba) A solenidade será realizada no Teatro João Guimarães Rosa, Na mesma solenidade foram empossadas as diretorias dos dois consórcios da AMVAP, a saber: CIS-AMVAP (Consórcio Intermunicipal de Saúde) e CIS-Pontal (Consórcio de Saúde). Valdir Inácio recebeu o mandato das mãos do atual presidente Luiz Roberto Santos Vilela, prefeito do município de Prata. Ele cumprirá o seu mandato classista paralelo ao último ano de seu terceiro mandato como prefeito de Araporã, ele que liderou o movimento de emancipação político-administrativa do município concluído no dia 27 de abril de 1992. Com larga experiência no meio associativista, ele foi o fundador e dirigente de várias instituições locais como a APLANA (Associação dos Plantadores de Cana de Açúcar de Araporã) em 1974.
Fortalecer o associativismo municipal como instrumento de pressão junto a Brasília, lutar pela aprovação da PEC 25 (compensação financeira das áreas inundadas) e capacitar os municípios associados perante o Tribunal de Contas dos Municípios no tocante ao fechamento das contas públicas dos mandatos que se encerrarão em dezembro de 2012, são os principais objetivos de Valdir Inácio nos próximos doze meses que comporão o seu mandato de presidente da AMVAP. "Olha, são ações minimamente possíveis, porque o mandato de um ano, principalmente de um ano eleitoral , será muito difícil, aonde teremos dificuldade para alcançar quorum em nossas reuniões, uma vez que a maioria dos nossos prefeitos serão candidatos à reeleição...", foi o que disse ele ao Jornal da AMVAP a guisa de prever o seu desempenho em um mandato de apenas doze meses .
A AMVAP - Fundada em 01 de janeiro de 1981, a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba engloba 24 municípios desta região, dentre os quais Araporã, Centralina, Monte Alegre de Minas, Ituiutaba, Santa Uberlândia, Prata, Canápolis e Cachoeira de Minas, para citar apenas os mais próximos. A entidade funciona com uma diretoria composta de um presidente, três vices, escolhidos entre prefeitos da região; um conselho fiscal composto de quatro membros efetivos sendo dois prefeitos e dois vereadores com igual número de ocupantes da suplência e uma comissão especial de assessoramento formada por três vice-prefeitos.
Além de dois consórcios intermunicipais voltados para a área da Saúde (CIS-AMVAP e CIS-Pontal), a instituição conta com três conselhos intermunicipais que operam nas áreas da Assistência Social, da Educação e do Meio Ambiente. Todos convergem para a união de esforços que visam defender os interesses gerais da população comuns a região em que a associação atua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário