sexta-feira, 15 de junho de 2012

Santa Vitória terá plano piloto na América Latina para pesquisa inédita na área do desenvolvimento sustentável

A Dow Chemical Company anunciou parceria com uma das maiores organizações ambientais do mundo, a TNC (The Nature Conservancy), para um trabalho inédito, que será implantado junto à Santa Vitória Açúcar e Álcool (Joint Venture entre a Dow e a Mitsui), focado em práticas ambientalistas com vista na sustentabilidade.

Nesta semana, o prefeito Dr. Antônio Celso esteve reunido com o Governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastásia, com os secretários de Estado Narcio Rodrigues (Ciência e Tecnologia) e Dorothea Wernek (Desenvolvimento Econômico) e com executivos da “Joint Venture Dow-Mitsui” e da TNC. Durante o encontro foram explanadas as perspectivas do projeto piloto, que visa beneficiar as comunidades locais e a sociedade em geral, melhorando as decisões em torno de terras agrícolas, garantindo acesso à água potável, a criação de habitats naturais, além da proteção e recuperação de florestas vitais.
Neil Hawkins, vice-presidente de Sustentabilidade e Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Dow Chemical; Pedro Suarez, presidente da Dow para a América Latina; João Campari, diretor do Programa da Mata Atlântica e Savanas Central da TNC; e Yoshinobu Watanabe, da Joint Venture Dow-Mitsui (SVAA); durante a reunião, compartilharam uma visão geral dos objetivos da colaboração, bem como suas intenções comuns para o projeto.

“O grande passo começa com a unidade de produção, onde SVAA vai construir maior operação integrada do mundo para a produção de biopolímeros feitos a partir de cana-de-açúcar renovável, incluindo o uso de resíduos de biomassa para alimentar a planta”, disse Hawkins. “Este projeto piloto oferece a oportunidade de entendermos como as operações da Dow irão impactar a natureza, e também de desenvolvermos abordagens que proporcionem soluções sustentáveis para uma variedade de desafios locais e globais”, completou.
Esta planta piloto, em particular, nos dá a oportunidade de trabalhar com SVAA nos estágios iniciais do planejamento da produção agrícola expandida e desenvolvimento local futuro”, disse Campari. “A planta está localizada no coração agrícola do Brasil, onde há menos de 6% da vegetação natural, sendo um local altamente fragmentado e desprotegido. Com parceiros estratégicos e trabalhando juntos através da ciência aplicada, podemos gerar informações para as decisões de uso da terra para a agricultura e restauração florestal a fim de aperfeiçoar a produção de cana-de-açúcar e o valor do habitat para as comunidade locais, empresários e meio ambiente”, concluiu Campari.

O prefeito Dr. Antônio Celso comemorou a parceria, destacando que Santa Vitória será referência mundial em sustentabilidade, no que tange o projeto piloto a ser implantado. “Esse modelo foi abordado, inclusive, durante a Rio+20, a conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável. Tudo isso mostra a relevância do projeto, que coloca Santa Vitória em um cenário de destaque global, aliando desenvolvimento e sustentabilidade”, pontuou Celso.
A Dow Chemical Company, em parceria com a Fundação Dow e The Nature Conservancy, lançou a colaboração em janeiro de 2011 com o objetivo de entender como as operações globais da Dow dependem da natureza e a afetam, a fim de incorporar o valor da mesma em seus objetivos de negócios, decisões e estratégias. Um dos grandes propósitos dessa colaboração é compartilhar ferramentas, resultados e lições aprendidas para que outras empresas e cientistas interessados possam testá-las e aplicá-las. A Dow Chemical Company e a Fundação Dow investiram juntas cerca de 10 milhões de dólares na colaboração ao longo dos próximos cinco anos.
A primeira planta piloto, localizada nas operações da Dow em Freeport, Texas (EUA), foi anunciada no início deste ano. Atualmente, cientistas de ambas as organizações estão analisando o abastecimento de água, qualidade do ar e proteção costeira contra tempestades.
Unidade vai produzir biopolímeros para os mercados de produtos de higiene, médicos e de embalagens
Protocolo de Intenções já se encontra finalizado,com 60% das ações já cumpridas, aguardando somente a assinatura do Município, Estado e Dow
A unidade da Dow no município de Santa Vitória é uma joint venture entre The Dow Chemical Company (E.U.A.) e Mitsui & Co. Ltd. (Japão), para a produção de biopolímeros feitos de etanol derivado de cana-de-açúcar renovável. O objetivo do empreendimento conjunto, anunciado em 2011, é oferecer soluções de produtos inovadores e sustentáveis para os mercados mundiais de produtos médicos, de higiene e de embalagens flexíveis de alta performance.

O escopo inicial - com 50% de participação na operação para cada empresa – inclui a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar como matéria prima e fonte de energia renovável, trazendo novas alternativas para a Dow com base em biomassa, substituindo, assim, os tradicionais recursos fósseis. A parceria vem ao encontro da estratégia da Dow para crescer em mercados de produtos especiais de alto valor e em economias emergentes.

Esta parceria representa a maior aposta de biopolímeros do mundo e é o maior investimento da Dow no Brasil, onde a companhia atua com sucesso há mais de 50 anos. O planejamento de engenharia e a produção de equipamentos para a nova unidade de cana-de-açúcar em etanol já começaram, com previsão de início das operações para o segundo trimestre de 2013.

A Dow e a Mitsui possuem um histórico positivo de parcerias, tendo formado também uma joint venture na Costa do Golfo dos Estados Unidos para a construção de uma unidade de cloro-álcali em escala mundial, visando a vantagem de integração dos negócios da Dow e de seus clientes.

De acordo com o prefeito de Santa Vitória, Dr. Antônio Celso, o Protocolo de Intenções, a ser assinado entre Município, Estado e Dow, já se encontra finalizado, com 60% das ações preconizadas já cumpridas. “A Administração Municipal vem dotando Santa Vitória com a infraestrutura necessária para comportar esse desenvolvimento. Conforme o que preconiza o Protocolo de Intenções, o município já cumpriu mais de 60% das ações, em áreas como o desenvolvimento social, educação, saúde, habitação e infraestrutura urbana e rural”, ressaltou Dr. Celso.

Sobre a Dow
A Dow alia a força da ciência e da tecnologia ao “Elemento Humano” para inovar com paixão o que é essencial ao progresso humano. A Companhia conecta a química e a inovação aos princípios de sustentabilidade, ajudando a obter soluções para os mais desafiadores problemas mundiais, como a necessidade de água potável, geração de energia renovável, conservação de energia e aumento da produção agrícola. O portfólio líder e diversificado da Dow nas áreas de Químicos Especiais, Materiais Avançados, Ciências Agrícolas e Plásticos oferece uma ampla variedade de soluções e produtos baseados em tecnologia para mais de 160 países e em setores de grande crescimento, como eletrônicos, água, energia, tintas e revestimentos e agricultura. Em 2011, a Dow teve vendas anuais de US$ 60 bilhões e empregou aproximadamente 52.000 funcionários em todo o mundo. Os mais de 5.000 produtos da Companhia são produzidos em 197 unidades fabris em 36 países ao redor do mundo.

Sobre SVAA
Fundada em 2011, a Santa Vitória Açúcar e Álcool Ltda (SVAA) é uma joint venture entre a The Dow Chemical Company e a Mitsui & Co. Ltd. A empresa é produtora de cana de açúcar e etanol derivado de cana de açúcar, utilizando tecnologia de ponta da agricultura mecanizada.

Sobre a The Nature Conservancy
The Nature Conservancy é uma organização líder em conservação ambiental. Atua em todo o mundo para proteger ecologicamente terras e águas essenciais para a natureza e as pessoas. Até hoje, a The Nature Conservancy e seus mais de um milhão de membros foram responsáveis pela proteção de mais 48 milhões de hectares de terra e mais de 8.000 Km de rio em todo o mundo.

Resultado da ação de Narcio e Zé Maia
O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, que há alguns anos vem trabalhando, juntamente com o Deputado Zé Maia, para a implantação da Dow Chemical no Triângulo Mineiro, ressaltou que o mundo inteiro está voltando os olhos para o Brasil, com a Rio+20, exatamente no momento em que Minas Gerais dá exemplo ao atrair essa cooperação entre a Dow Chemical e a ONG The Nature Conservancy.
Ele considera essa união fundamental. Já que o desenvolvimento sustentável deve estar presente em todos os projetos industriais nos dias de hoje. Em relação ao projeto de implantação do complexo da Dow Chemical em Santa Vitória, Narcio disse que é “o primeiro projeto alcoolquímico integrado do mundo, que vai permitir a produção ambientalmente sustentável de alta performance e com baixa emissão de carbono”, concluiu Narcio.

O Deputado Estadual Zé Maia, também comemora e fala sobre a implantação do empreendimento em Santa Vitória. “A parceria entre a Dow Chemical Company e a The Nature Conservancy, com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Santa Vitória, visando a produção de etanol e de plástico à base de cana de açúcar, além de gerar cerca de 2,6 mil empregos no município, a garantia da qualidade de vida da população e o desenvolvimento de Santa Vitória, demonstra também a grande preocupação dos grupos com a preservação do meio ambiente”, ressalta Maia. “O projeto desenvolvido entre a Dow e a TNC vai possibilitar que a usina, que está em fase de implantação, sirva também de laboratório para que os cientistas dos grupos pesquisem os impactos da produção na natureza ao mesmo tempo que avaliam como o meio ambiente pode ser usado para o desenvolvimento dos negócios de maneira sustentável. É um projeto inovador e grandioso que colocará Santa Vitória no cenário internacional, por unir sustentabilidade e qualidade de produção”, destaca.
“Me sinto muito honrado em poder participar da implementação desse projeto, juntamente com o Secretário Narcio Rodrigues e o grande prefeito Antônio Celso, que não poupou esforços para a realização dessa grande conquista para Santa Vitória, que servirá de modelo para o mundo”, conclui Zé Maia.

terça-feira, 12 de junho de 2012

64 anos de emancipação político-administrativa

Iniciando as comemorações alusivas ao 64º aniversário de emancipação do município, foi realizado na noite de quarta-feira (30 de Maio), Culto em Ação de Graças, na Igreja Só o Senhor é Deus. A celebração, organizada pelo Conselho de Pastores Evangélicos de Santa Vitória (COPESV), foi presidida pelo Pastor Nelimar Carvalho, contando com a participação de diversas igrejas evangélicas locais, com cantores e grupos de louvor.
Em comemoração aos 64 anos de emancipação político-administrativa de Santa Vitória, foram inauguradas, na quinta-feira, 31 de Maio, sete importantes obras que beneficiarão toda a comunidade. Também foram entregues veículos que atenderão a comunidade em geral.

As solenidades foram marcadas pela presença de lideranças do município e autoridades de outras regiões, como o Assessor da SAF (Presidência da República) Joédis Marques, o prefeito de Pratápolis, Everilson Cleber Leite, dentre outros.

O prefeito Dr. Antônio Celso sinalizou, durante as inaugurações, que Santa Vitória vive hoje um dos maiores momentos que ficará eternizado em sua história, focando no desenvolvimento econômico e social. “O município cresce em ritmo acelerado e as oportunidades estão batendo à porta de todos. Evoluimos como sociedade e hoje somos reconhecidos como um dos municípios que mais se destaca na economia do estado de Minas Gerais e do país. Estamos no ranking das cidades mais promissoras do Brasil. Tudo isso foi consolidado por meio de um árduo trabalho, que resulta da união e batalha de sonhadores e desbravadores, que lutam incansavelmente pela melhoria de vida da população e pelo crescimento de Santa Vitória”, ressaltou o prefeito.

19 veículos entregues – As comemorações foram iniciadas com uma carreata, onde 19 veículos, que servirão diversas Secretarias, foram apresentados e entregues à comunidade.

Para a Secretaria de Infraesturutra e Serviços Rurais, responsável pela manutenção dos mais de 2.000 quilômetros de estradas vicinais, foram destinados três caminhões basculantes, uma pá-carregadeira e uma moto-niveladora.

A Secretaria de Saúde ganhou uma ambulância, dois unos, uma van, uma picape strada, um fiorino furgão e uma moto.

A Educação foi contemplada com três micro-ônibus (Caminhos da Escola) e uma Kombi.

Para suprir demandas da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, auxiliando no apoio aos assentamentos e pequenos produtores, foi entregue um trator.

Duas associações, a ACAFA e a AVCC também foram beneficiadas com veículos (Kombi).
Praça Genesi Pereira da Costa “Dona Cota” – A comunidade do Bairro São João conta agora com uma praça moderna, dotada de infraestrutura e paisagismo. O espaço leva o nome de uma santa-vitoriense que contribuiu significantemente com a comunidade do Bairro, dedicando parte de sua vida no auxílio a famílias necessitadas e na luta pelos interesses dos moradores local. Rede Farmácia de Minas “Bruna Goulart Paranaíba” – Pacientes que fazem uso de medicamentos, especialmente os de uso contínuo, contam com um amplo espaço para assistência farmacêutica. O prédio conta com uma recepção, sala de espera, instalação sanitária especial, sala de assistência farmacêutica, sala de fracionamento de medicamentos, almoxarifado, copa e deposito de material de limpeza.

Bruna Goulart, que deu nome à unidade, foi filha ilustre de Santa Vitória. Lutava para seguir carreira na área da saúde, onde concluía o curso de enfermagem, na cidade de Uberlândia. Era filha do casal Délio Paranaíba e Íris Goulart.

terça-feira, 5 de junho de 2012

EM SUA OPINIÃO QUAL FOI O MELHOR SHOW DA EXPOSANTA 2012

(1) Cristiano Araújo
(2) Milionário e José Rico
(3) Daniel
(4) Bonde do Forró
5) João Carreiro e capataz
(6) Pedro Paulo e Matheus


Participe

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Show de João carreiro e capataz levam multidão à exposição

A Exposanta 2012 ficou marcada como evento de grande publica e fechou se com chave de ouro
Para encerrar a edição da festa quem subiu ao palco foi a dupla do momento de sucesso João carreiro e capataz que depois de atender milhares de fá no camarim eles subiu ao palco oficial da exposanta 2012 os quais agradou em cheio a multidão presente no parque de exposição salustiano morais a dupla cantou por cerca de 2 horas e apresentou seus sucessos sendo acompanhados pelas pessoas presentes ao evento  com a presença da diretoria do sindicato e profissionais do rodeio os quais recebeu a premiação no evento das montaria profissional  em touros e cavalos  .

Exposanta 2012 encerra se com chave de ouro

Exposanta 2012 encerra se com chave de ouro
Chave de ouro e palavra que se pode dizer diante ao encerramento da exposanta 2012 foram dias que ficara eternizado no calendário da cidade e na mentes das pessoas que compareceram ao parque de exposição salustiano morais  
Em cada olhar das pessoas no encerramento já se via a saudade que ficava de cada momento participado ou trabalhar no evento somando se com a diretoria do evento na realização de uma festa desta dimensão na cidade, ao fazer uso de suas palavras o presidente do sindicato rural Fábio Almeida não se conteve de emoção e agradeceu a todos pelo apoio  durante a realização da festa  foram dias de lutas e obstáculos vencidos  para  fazer o melhor as pessoas de nossa cidade e região
Dando oportunidades as pessoas a participar da festa com entradas francas ao parque todos os dias  com grandes show da musica sertaneja do cenário nacional  e montaria de rodeio profissional todos os dias
Parabéns Fábio Morais e toda a diretoria do sindicato rural
Pela brilhante festa  ....
E 2013 já esta chegando

domingo, 3 de junho de 2012

Show do cantor Cristiano Araujo foi sucesso

O cantor retorna a cidade agora dentro da programação da exposanta 2012 ele que já se apresentou aqui na cidade em um clube a algum tempo agora retorna  como um dos cantores de sucesso da musica sertaneja no Brasil  o qual tem uma agenda lotada  de show ontem no parque não se podia ver o fim da multidão que compareceu para assistir o show muitos se falam em 30 mil pessoas presente na noite onde ele cantou  varias musicas  do seu repertorio como a seguir. O quanto nosso amor valeu,  nosso amor já era , como me apego e muitas outras em show de duas horas de duração e o publico não queria arredar o pé do show e quando ainda no momento do show teve a participação do cantor Alex milian vencedor do programa ídolos o qual agradou em cheio o publico presente no show de Cristiano Araujo .

Rodeio da exposanta 2012 um show a parte

A exposanta deste ano será marcada com grande show da musica sertaneja no cenário do Brasil e não podendo faltar o sucesso na festa na questão de show o rodeio faz um sucesso todas as noite na abertura com muitos efeitos de luzes e fogos de artifício com lindas coreografias no céu da cidade e a locução dos melhores locutores do Brasil fazendo lindas coreografias com o publico presente não podendo faltar o palhaço na arena o qual alegra a criançada  a noite de hoje promete cumprir mais um etapa de sucesso do vento com o show da dupla João carreiro e Capataz  e atraindo um grande publico ao parque  de exposição

sábado, 2 de junho de 2012

Show do cantor Daniel marca a exposanta 2012

Se não é um dos melhores show exposanta  2012 vai ficar entre os outros e o que se pode dizer do show do cantor  sertanejo Daniel o qual  agradou em cheio as pessoas que estavam no parque de exposição na noite de   sexta feira o qual marcou o segundo dia da exposanta  com um show de 2 horas o cantor animou o publico presente com um repertorio variados e com um grande carisma com os presentes ao evento um dos momentos que ficara  marcado este ano na exposanta  foi a participação no palco das cantoras da cidade de santa vitoria naessa e rayanne  que cantou varias musicas ao lado do artista o qual emocionou os amigos  da  dupla  o cantor Daniel se sentiu em  casa mencionado a sua alegria em poder estar fazendo parte da programação da exposanta 2012 e prometendo voltar a cidade  ao final ele agradeceu ao presidente do sindicato  rural Fábio Morais e toda a sua diretoria  e parabenizou pela brilhante festa o qual da a oportinidade as pessoas a participar com entrada franca todos os dias da festa concluiu ele.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Exposanta 2012 supera as expectativas de publico no primeiro dia

A abertura da exposanta já surpreendeu a comissão organização do evento em termo de públicos presente no parque de exposição no primeiro dia da festa, com um show a parte a abertura do evento com a presença de autordades e a diretoria do sindicato rural tendo como palco o recinto do rodeio com muito show de luzes e fogos de artifícios o cenário ficou perfeito e não podendo faltar a presença da  garota exposanta e rainhas  das festa e não podendo faltar a presença da voz de Barretos cuiabano lima  na locução usando da palavra na abertura da festa o presidente do sindicato rural Fábio Morais agradeceu a presença de todos no evento e dizendo da alegria de poder estar a frente de uma festa desta dimensão  a qual tem os portões abertos com entrada franca  ao publico todos os dias  com grandes show  todas as noites , a qual teve como cantores a dupla sertaneja milionário e José rico e bonde do forro  o que agradou em muito os presentes na festa .